Pão de linhaça e aveia (saudável, sem glúten)


Deixámos de comprar pão regularmente para casa para evitar a farinha de trigo e sentimo-nos melhor sem ele, em termos de bem estar e, acreditamos, de saúde. Mas de vez em quando apetece comer pão, para molhar no molho ou na gema do ovo, para o lanche ou pequeno-almoço com manteiga ou com queijo... E decidimos experimentar a receita de um "pão das cavernas" que nos pareceu óptimo e simples, adaptado com o que tínhamos em casa: linhaça (que tem muita fibra e ómega 3 e menos hidratos de carbono simples) e aveia (que tem hidratos de carbono mais saudáveis). Além disso, é saudável porque conseguimos controlar o sal e aditivos que tem. Adorámos o resultado: ficou fofo e delicioso! E a parte boa é que dura mais de 3 dias sempre fofo e apetitoso, sem ficar seco nem duro, porque leva menos farinhas e mais gorduras saudáveis :)


Ingredientes
- 1 copo de linhaça amarela em pó
- 1 copo de farelo de aveia (ou aveia triturada)
- 1 pacote de natas (200mL)
- 1/2 copo de azeite
- 1 colher de chá de fermento
- 6 ovos
- sementes a gosto
- sal a gosto

Preparação 
- Colocar na máquina do pão (ou numa taça se quiserem fazer à mão) as gemas, o azeite natas e sal e mexer (pusemos no programa de fazer massas 2/3 minutos)
- Acrescentar as farinhas e o fermento e mexer mais um pouco até misturar bem
- Bater as claras em castelo e envolver na mistura (esta parte fizémos à mão com uma colher para ter a certeza que ficava fofo)
- Colocar a cozer na máquina do pão (pusemos no programa de cozer 1h) ou numa forma anti-aderente no forno (na receita original fazem no forno 30 min a 180o).
- A meio da cozedura colocar sementes a gosto por cima (pusemos de girassol).



Fonte
Baseado no pão da caverna do blog Tell me about food

1 comment :