Mil folhas

Como é o doce favorito da mana mais nova, havia uma massa folhada destinada para experimentar fazê-lo e tínhamos umas gemas que sobraram dos bolos-pudim light para aproveitar por isso recortando ideias de várias receitas da internet chegámos a esta. E ficou deliciosa!!! Ja a experimentámos várias vezes e fica mesmo bom :)

Ingredientes
- 230 gr de massa folhada (comprei 1 embalagem, das redondas mas dá mais jeito se for das rectangulares)
- 7 gemas
- 1,5 dl de água
- 300 g de açúcar
- 1 clara
- 150 gr de açucar em pó
- 50 gr de tablete de chocolate para culinária
- farinha q.b.

Preparação
- Estender a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada, cortá-la em 3 partes iguais (por isto é que é mais fácil se a massa for rectangular) e picá-las com um palito.
- Colocá-las num tabuleiro polvilhado com farinha no forno a 180º durante 20 min. Retirar e deixar arrefecer. 

Levar ao lume o açúcar com a água até obter ponto de pérola (mais ou menos 3 minutos depois de começar a ferver). Retirar e deixar arrefecer e depois misturar as gemas.
- Levar novamente ao lume até engrossar. Deixar arrefecer. Aqui funcionou melhor arrefecer no frigorifico, quanto mais tempo melhor porque fica bem espesso e depois no folhado fica melhor e não escorre (das várias experiências a que correu melhor foi quando deixámos de um dia para o outro no frigorífico)
- Bater a clara em castelo, juntar o açúcar e bater mais um pouco, até obter uma glacé brilhante. 

- Aplicá-la sobre os folhados e deixar secar ligeiramente. Por fim, derreter o chocolate, em banho maria ou no micro-ondas e aplicá-lo com o saco de pasteleiro (bico fino) decorativamente sobre a glacé branca. 
- Deixar secar, cortar o mil folhas em pedaços e servir.

1 comment :

  1. Olá,
    Gostei imenso de conhecer o seu blog. Fiquei realmente fã e já tem nova seguidora! Gostaria de lhe dar a conhecer a minha "casa" também e espero que se sinta tão bem por lá, quanto eu me senti aqui!
    votos de muito sucesso!
    Aida Camilo
    http://cottoncandy-peaches.blogspot.com/


    ReplyDelete