Legumes na Wok

O pai das cinco meninas fez 60 anos e já partilhamos receitas da festa. Mas também oferecemos um livrinho de receitas para a wok, feito por nós, para os dias em que tem de se desenrascar e não precisar de fazer asneiras. Hoje partilhamos uma dessas receitas, que tem história. Numa das visitas a um restaurante Japonês, comeu-se Udon com legumes e carne. A mana#3 adorou e perguntou ao chef quais eram os legumes. Foram muito simpáticos e responderam: couve coração e pimento. A partir daí que fazemos invenções, e aproveitamos os legumes vindos diretamente da quinta da avó. Perfeito <3

Esta também é uma receita rápida de se fazer. Tinham sobrado uns restos de carne e só nos faltava acompanhamento. Não queríamos perder muito tempo nem ter muito trabalho (mesmo à moda das cinco meninas :p), e por isso demorámos um máximo de 30 minutos (com paragens para fotos!). A vantagem da wok é que não precisamos de utilizar nenhuma gordura para cozinhar, pois os ingredientes cozinham na própria água ou gordura.

Ingredientes (para 2 pessoas)
- metade de uma courgette
- 2 cenouras
- meia couve coração
- sal q.b.
- molho Teriyaki

Preparação
- Cortar os legumes. (Nós cortámos a cenoura e courgette aos cubinhos, e a couve flor às tirinhas. Usámos o MandoChef da Tupperware)
- Colocar tudo na wok em lume brando e ir mexendo sempre
- Picar os restos da carne grelhada (Nós picámos rapidamente com o Super Chef da Tupperware)
- aquecer a carne no microondas e servir tudo polvilhado com Teriyaki, um molho meio doce utilizado nos cozinhados japoneses

Para ajudar à "preguicite", a mana#3 nem aqueceu a carne. Defende que com este calor a comida não precisa de estar quente. Por isso foi só cortar, cozinhar, picar e comer. Fácil! E ainda ficou um cheirinho oriental pela cozinha :)








Sugestão
- A cenoura fica sempre "al dente". Pode optar pela cenoura ralada, que também fazemos normalmente. Pode variar nos ingredientes, ou mesmo na quantidade. Por vezes cortamos a courgette maior e em maior quantidade, apenas com cenoura ralada e pimento às tiras. Aqui, a courgette simula a "batata" e não tanto a impressão de um mix de legumes.
- Este mix também fica bem envolvido com atum, cozinhado juntamente com os legumes.

O uso dos Tupperwares ajudou-nos imenso na rapidez, apensar de pensarmos que pode dar mais trabalho por termos de a montar, e a lavar.. Mas isso é só passar por água ou colocar na máquina! Pela experiência em cortar a couve coração às tirinhas para esta receita, o que parece mais depressa torna-se "mais devagar", e utilizar o Mando Chef permite escolher o formato  e espessura dos ingredientes. Neste caso fizémos a couve coração fininha, mas a receita original de Udon é feita com ela mais grossa, da mesma espessura que tiras de pimento.






No comments :

Post a Comment