Omelete de alho francês com Aromáticas Vivas

Ao tempo que a mana#3 queria uma hortinha em casa. As primeiras que plantou não deram muito resultado, então foi para a terrinha com a avó aprender umas coisas. Para quem não se apercebeu da euforia, entretanto ganhámos ganhou um passatempo promovido pelo blog da Diana Nogueira e pela Aromáticas Vivas que consistia em receber * 10 Ervas Aromáticas em vaso + 2 ervas aromáticas cortadas * 3 Pratos para colocar as plantas * Folhetos informativos acerca das ervas aromáticas em questão. É o delírio cá por casa, cheias de motivação e ideias!!!! (wink wink de felicidade!!) :)

Foi logo uma algazarra cá por casa. Era um vaso de Salsa, Coentros, Manjericão, Orégão, Tomilho, Cebolinho, Hortelã-Menta, Rosmaninho, Stevia e Erva Doce. Fomos logo à procura de receitas nos nossos blogues favoritos!

O sabor da Salsa é suave tornando-a numa das mais populares ervas aromáticas. É universalmente utilizada como tempero de imensos pratos, como em sopas, molhos, pratos de carne, de peixe, de marisco, omeletes e massas. A Joana do blog As Minhas Receitas utiliza-a numa receita de Pimentos Recheados com Atum que vai para o top das experiências a fazer.

Os Coentros combinam na perfeição com açordas. O seu sabor é intenso, e pode ser utilizado como tempero ou condimento em sopas, saladas, pratos de carne e de peixe. Combina com marisco. Mas outra receita apontada é a Sopa de Couve Flor do blog Cinco quartos de Laranja. Apesar da mana#1 não gostar de alho francês, mas a combinação dos ingredientes parece deliciosa!

O Manjericão pode ser adicionado a saladas, sopas, pratos de cordeiro, porco, pratos italianos, peixe e frutos do mar. Delicioso em combinações com tomate fresco e queijo fresco ou mozarella. Também conhecido como Basílico, é a erva aromática de excelência para a aromatização de pizzas, massas e molhos, como é exemplo este pesto nos enrroladinhos com aspeto delicioso da Be Nice Make a Cake :)

Os Orégãos caracterizam-se pelo seu cheiro bastante aromático e sabor amargo. É o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da beringela e das massas. Combina bem com vitela, com carnes brancas, pratos de peixe, e com queijos. A erva fresca dá aos pratos um sabor completamente diferente, dado que tem um sabor amargo mais acentuado do que os orégãos secos ou desidratados. Nós quando não sabemos o que usar, vai sempre orégãos, a erva do desenrasca. Mas a Mónica do Pratos e Travessas bem que nos deu a volta. Acabou de publicar uma receita diferente e inesperada: Bolo de orégãos e se tentarmos imaginar, soa muito bem :)

O Tomilho é usado em pratos de batatas, leguminosas, sopas, carnes, assados, peixes, pratos com ovos, molhos, sanduíches. É um excelente aromatizante para saladas, patês e queijo fresco. No entanto a receita de eleição é uma Foccacia de tomilho e alecrim pelo Frango do Campo.

O Cebolinho é usado para pratos de batatas, leguminosas, sopas, carnes, assados, peixes, pratos com ovos, molhos, sanduíches. É um excelente aromatizante em saladas, patês e queijo fresco. Já faltava aqui um peixinho e deliciámo-nos com o Carpaccio de Toranja e Cebola do Lume Brando. Outra para a lista!

A Hortelã-Menta é conhecida pelo seu perfume refrescante e é ótima para aromatizar saladas, sejam de legumes ou de frutas, sopas, sobremesas de chocolate, gelados e cocktails. E como exemplo para a to do list vai o gelado de Ananás e Hortelã do blog Ananás e Hortelã hihihi.

A planta Stevia é um adoçante natural não calórico, contém edulcorantes naturais e a sua folha (seca) é 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar de cana e o extrato "steviosídeo" ( pó branco, essência das suas folhas ) é até 300 vezes mais doce. Estas panquecas de chocolate da Ponto de Rebuçado vão ter de ser testadas!!

A Erva Doce ainda vamos descobrir para que serve :p

Sempre que a nossa avó L. faz ovos mexidos ou omeletes lá em casa põe um ingrediente especial que já a sua avó lhe dizia: salsa. Faz muita diferença! Uma receita tão básica, mas um truque e gerações.

Ingredientes (para 1 pessoas)
- 2 ovos
- alho francês às rodelas
- tomate cherry
- cebola picada
- salsa picada

Preparação
- bater os ovos
- misturar os ingredientes
- colocar na Micro Delícia e levar ao microondas por 4 minutos




Sugestão
Agora vamos ter de as mudar de vaso para ver se ficam com mais espaço para continuarem a crescer saudáveis.
Algumas dicas de como cultivar e cuidar das plantas aromáticas aqui. A Luísa Alexandra também nos ajuda neste processo com os seus vídeos esclarecedores. É óptimo para ter ervas disponíveis a qualquer momento. Duram mais que as embaladas e são mais saborosas que as secas.
O site da Aromáticas Vivas também tem várias sugestões de receitas a usar com as ervas que comercializam :)
Vamos lá ver agora como é que elas se portam :)










2 comments :