Crepe paleo

Desde pequenas que aprendemos a comer crepes a qualquer refeição. Salgados, doces.. simples! Já partilhámos aqui a nossa receita original que com a consciência de uma alimentação saudável, ficou facilmente substituível :)
É uma receita super rápida, que dá para congelar e comer quando quisermos em qualquer refeição. Com ingredientes salgados, saladas ou doces, é perfeitamente saboroso, viciante e proteico para desenrascar :)
Atenção que a massa de um crepe é líquida e o resultado é uma massa grande e fina. Uma massa pastosa é indicada para panquecas, que é o que a impede de se espalhar na frigideira e ganhar uma consistência pequena, alta e fofa.

Ingredientes (entre 10 a 12 crepes de 7 cm)
- 5 ovos 
- 60gr de polvilho doce (ou  substituir 30gr por farinha de mandioca)
- 200ml de creme de côco
- óleo de côco q.b.
- sal q.b.

Preparação
- misturar os ovos com as farinhas
- acrescentar o creme de côco e mexer
- com a ajuda de um concha coloque a quantidade necessária num frigideira anti-aderente e espalhe
- a cozedura é relativamente rápida, com a ajuda da espátula vire até tostar

Sugestão
Todos as embalagens de leite de côco que vimos contêm aditivos. Por isso usamos sempre creme de côco que apenas tem um ingrediente. O crepe nem fica a saber a côco (acreditem, há manas que não gostam e comem tudo).
Tentamos utilizar a farinha de mandioca, pois os polvilhos são mais caros e a farinha de mandioca é mais espessa, o que ajuda a engrossar a massa sem ser necessário muita quantidade. Se preferir crepes mais finos, a massa precisa de ficar mais fina e por isso retire um pouco da quantidade de farinha das receitas. Se preferir mais grossos e consistentes, acrescente um pouco de farinha.
Nós congelamos os crepes separados com papel vegetal e apenas aquecemos no microondas (ou numa frigideira outra vez) para comer.





Fonte
Circulam pelos blogs muitas versões deste crepe, esta é a nossa :)

2 comments :

  1. farinha de mandioca e polvilho doce qual a diferença?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Polvilho doce é fécula de mandioca. Muito usado em receitas para substituir a farinha normal, pois não contem gluten. No entanto, a farinha de mandioca é mais grossa e o polvilho tão fino, pelo que se obtem resultados diferentes nos cozinhados. No entanto o polvilho é um pouco caro, então nós experimentamos misturar para durar mais tempo :) até tem resultado bem :) depois também temos o polvilho azedo que também é fécula de mandioca. Mas enquanto o polvilho doce é seco e moído, o polvilho azedo passa por um processo de fermentação antes da secagem e moagem. Os nomes dos polvilhos provêm do seu grau de acidez e são usados com propositos diferentes. Não só pelo sabor mas tambem porque têm resultados diferentes. O azedo tende a expandir com o calor (o que faz com que não seja preciso adiccionar fermento nas receitas com polvilho azedo), resultando numa consistência aerada, leve e seca. O doce é usado como espessante, torna os cozinhados uniformes e densos. Por exemplo, a receita mais conhecida por usar polvilho são os pães de queijo, tipico brasileiros. Quando se usa apenas o polvilho doce na receita, o resultado é um pão de forma uniforme, massudo e com sabor mais suave. Já os pães preparados apenas com o polvilho azedo ficam deformados, ocos e sequinhos, para além de que o sabor azedo é mais predominante. Ao usar os dois podem-se conseguir características intermediárias.

      Delete