Bolo de limão, côco e sementes de papoila sem açúcar nem farinha


Para a festa da avó experimentámos um bolo com os limões e ovos que ela nos dá da sua quinta. E como o bolo de limão com sementes de papoila é um favorito decidimos adaptá-lo para uma versão mais saudável. Ficou delicioso, foi elogiado por todos e acabou num instante!





Ingredientes
- 5 ovos
- 3 colheres de sopa de manteiga derretida
- sumo de 2 limões 
- raspa de 1 limão
- 3/4 chávena de côco ralado
- 1 colher de sopa de polvilho 
- 2 colheres de sopa de sementes de papoila
- 1 colher de chá de fermento
- 3/4 chávena de adoçante ou 3 colheres de sopa de mel
- 1 pitada de sal

Preparação
- Misturar os ovos, manteiga derretida, adoçante e o sumo e raspas do limão. 
- Acrescentar o polvilho, côco, fermento, sal e as sementes e misturar bem
- Untar uma forma e levar ao forno a 200o durante cerca de 40 minutos até cozer



3 comments :

  1. Boa tarde

    O que é o polvilho ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Polvilho é farinha de mandioca. Existe a farinha de mandioca (é granulada) e o polvilho doce e o polvilho azedo (de consistência mais fina). Os polvilhos são muito usado em receitas para substituir a farinha de trigo, pois não contém gluten. No entanto, a farinha de mandioca é mais grossa e o polvilho tão fino, pelo que se obtém resultados diferentes nos cozinhados. Em geral, os polvilhos são um pouco caro, então nós experimentamos misturar a farinha de mandioca com um dos polvilhos para estes durarem mais tempo :)
      Depois também temos a diferença entre polvilho doce e azedo. O polvilho azedo também é fécula de mandioca, mas enquanto o polvilho doce é seco e moído, o polvilho azedo passa por um processo de fermentação antes da secagem e moagem. Os nomes dos polvilhos provêm do seu grau de acidez e são usados com propósitos diferentes. Não só pelo sabor, mas também porque têm resultados diferentes. O azedo tende a expandir com o calor (o que faz com que não seja preciso adicionar fermento nas receitas com polvilho azedo), resultando numa consistência aerada, leve e seca.
      O doce é usado como espessante, pelo torna os cozinhados uniformes e densos. Por exemplo, a receita mais conhecida por usar polvilho são os pães de queijo. Quando se usa apenas o polvilho doce na receita, o resultado é um pão uniforme, massudo e com sabor mais suave. Já os pães preparados apenas com o polvilho azedo ficam deformados, ocos e sequinhos, para além de que o sabor azedo é mais predominante. Ao usar os dois podem-se conseguir características intermediárias

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete